Documentos de Gestão

Plano de atividade e orçamento anual

O Plano de Atividades é um documento estratégico que define os objetivos, as ações e os projetos que a cooperativa pretende realizar durante o período de um ano.🎯📈

Este plano inclui todos os nossos projetos, programas e iniciativas baseados na estratégia de atuação da cooperativa. É uma maneira transparente de mostrar a todos, membros e à comunidade, o rumo que pretendemos tomar.

O plano é acompanhado de um orçamento, uma previsão das receitas e despesas para o mesmo período do plano de atividades que garante que temos os recursos financeiros para implementar as ações planeadas.

O plano de atividades e o orçamento são documentos escrutinados e aprovados pelos membros da cooperativa na Assembleia Geral, sendo também uma obrigação legal prevista no Código Cooperativo.

Relatório de Contas e atividades

O Relatório de Gestão, também chamado de Relatório de Contas e Atividades, é, em linhas gerais, um documento que apresenta uma avaliação do desempenho da cooperativa ao longo do ano, explicando quais foram os nossos objetivos, as ações que desenvolvemos para alcançá-los e os resultados atingidos.

É uma ferramenta essencial de aprendizagem e melhoria contínua porque permite-nos olhar para trás e refletir sobre o que fizemos e os resultados que atingimos ao longo do ano.

Serve também para avaliar o nosso desempenho comparando com o que estava planeado no Plano de Atividades e no Orçamento.

É também uma forma de sermos transparentes e mostrar o que conseguimos alcançar com o nosso trabalho para todos os nossos membros, financiadores, parceiros, mecenas e outras partes interessadas, incluindo a comunidade que usufrui dos serviços que prestados e os projetos que desenvolvemos.

É através dele que prestamos contas sobre a nossa gestão, reforçando o nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade. É também uma obrigação prevista no Código Cooperativa, sendo aprovado pelos membros da cooperativa em Assembleia Geral.

Index