O que fazemos?

SOMOS A Youth COOP!

Somos um grupo de profissionais de juventude dedicados e unidos por um propósito comum: capacitar a geração mais jovem e desenvolver a comunidade.

Promovemos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, com foco em Trabalho de Juventude, Sustentabilidade Ambiental e Educação para a Cidadania e Direitos Humanos.

Adotamos métodos ativos enquadrados na educação não formal, optando por abordagens que promovam o desenvolvimento comunitário e procurem fazer uma diferença real.

Dinamizamos espaços e atividades, proporcionamos oportunidades de aprendizagem para a vida e fomentamos o desenvolvimento de competências pessoais e sociais para jovens com idades entre os 13 e 25 anos.

Proporcionamos também oportunidades de capacitação e partilha de boas práticas para profissionais de juventude. Apelamos ao reconhecimento do trabalho de juventude em Portugal como fundamental para a prevenção de comportamentos de risco e radicalização nos jovens.

>>> Mais detalhes sobre a Youth Coop

A Youth Coop (Youth Coop - Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL) é uma cooperativa sem fins lucrativos de profissionais de juventude que implementa ações e serviços para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e técnicas em jovens e adultos.

A nossa intervenção centra-se na capacitação e desenvolvimento comunitário, promovendo projetos e iniciativas de desenvolvimento de competências, emancipação e sensibilização que impactam diretamente nas vidas de jovens.

Direcionamos os nossos esforços para envolver jovens entre os 13 e 25 anos, especialmente aqueles em situação de marginalização ou com menos oportunidades. Procuramos identificar e mitigar as barreiras que impedem a participação dos/das jovens, garantindo a igualdade de oportunidades e potenciando o seu envolvimento ativo na comunidade. Para mitigar a barreira económica, disponibilizamos atividades e serviços gratuitos ou de baixo custo para os públicos-alvo beneficiários, através de parcerias, prestação de serviços e linhas de financiamento.

Ambicionamos desenvolver o setor da juventude através de iniciativas e projetos para a capacitação de estruturas juvenis, comunitárias e públicas, a nível local, regional e internacional, promovendo a ligação dos/das jovens à sua comunidade, priorizando abordagens participativas e inclusivas.

Seguimos uma linha de atuação sem finalidades lucrativas, baseada numa identidade cooperativa e no respeito pelos sete princípios cooperativos consagrados pela Aliança Cooperativa Internacional e os princípios do setor da Economia Social.

Somos assim:

  1. Uma cooperativa de solidariedade social que visa empoderar pessoas e comunidades, com especial atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo bem-estar, inclusão e justiça social
  2. Uma cooperativa de trabalho por juntar profissionais de juventude para desenvolver projetos na área da juventude;
  3. Uma organização equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) por prosseguirmos fins e atividades de solidariedade social.
  4. Uma organização de caráter juvenil por orientarmos a maioria das nossas atividades para jovens.

A Youth Coop surgiu em 2016, pela iniciativa de jovens com experiência no associativismo juvenil e em projetos que integram metodologias de Educação Não Formal, que se uniram para elaborar um projeto sem fins lucrativos para providenciar oportunidades de capacitação e empoderamento de jovens nas áreas suburbanas de Sintra, na zona metropolitana de Lisboa. Em 17 de janeiro de 2018, a Youth Coop ganhou vida na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, sendo registada no dia seguinte na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa.

as ações São planeadas de acordo com as

ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS da YOUTh COOP

Estas orientações são resultado de uma reflexão sobre os recursos disponíveis à cooperativa e os desafios e problemas sociais aos quais pretendemos dar resposta ou, pelo menos, ajudar na sua mitigação.

FOCO NA CAPACITAÇÃO DE JOVENS

A estratégia da Youth Coop para 2023-2028 tem como foco a capacitação de jovens, nomeadamente o desenvolvimento pessoal, social e técnico dos beneficiários em ações de longa duração nas zonas urbanas do concelho de Sintra.

COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS

Criatividade

Cooperação e trabalho em equipa

Pensamento Crítico

Proatividade

Tomar a iniciativa

Autoconsciência

Responsabilidade

Relacionamento interpessoal

Acreditamos na capacitação dos e das jovens como uma forma de construir uma sociedade mais consciente e participativa.

As nossas

ÁREAS DE FOCO dA ATUAÇÃO

Desenvolvimento as nossas ações em pelo menos uma das seguintes áreas temáticas:

Sustentabilidade ambiental e Economia Circular

Promovemos a economia circular, o combate ao desperdício e práticas e estilos de vida mais sustentáveis. Sensibilizamos a comunidade através de atividades demonstrativas, oficinas criativas e iniciativas práticas.

Comunidade, Cidadania e Direitos Humanos

Proporcionamos oportunidades para o envolviemnto dos jovens nas suas comunidades, através de atividades educativas orientadas por valores associados aos Direitos Humanos. Promovemos a igualdade de género e combatemos o racismo e o discurso de ódio.

Trabalho de Juventude (Youth Work)

Promovemos o reconhecimento do trabalho de juventude e a capacitação de profissionais de juventude e a partilha de metodologias e boas práticas para a capacitação e o envolvimento de jovens nas suas comunidades.


seguimos o nosso trabalho pelas

Linhas orientadoras

Os seguintes aspetos que devem ser tomados em conta no desenvolvimento dos planos de atividades anuais da Youth Coop.

Finalidades pedagógicas

Queremos ampliar conhecimentos, desenvolver competências ou provocar a mudança de comportamentos nos participantes e na comunidade. Usamos métodos e princípios associados ao Trabalho de Juventude, Educação para a Cidadania e Direitos Humanos, Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Sustentabilidade.

Dignidade e sustentabilidade

Procuramos o envolvimento e a retenção de profissionais de juventude. Procuramos a dignidade no trabalho e o balanço entre a vida pessoal e profissional, considerando a sustentabilidade financeira da cooperativa e os recursos existentes para a prossecução do nosso fim social. Para isso deve ser assegurado um balanço entre a prossecução de um interesse público e os interesses e a dignidade dos profissionais.

AÇÕES MAIS DURADOURAS

Damos primazia ao envolvimento dos e das jovens em ações de longa duração que envolva percursos de desenvolvimento de competências e com momentos de reflexão sobre as ações tomadas, os resultados alcançados e as aprendizagens extraídas.

Relação com as famílias

Consideramos fundamental a criação de uma relação com a família dos jovens, com especial atenção aqueles que sejam menores de idade. Os projetos devem desenvolver canais de comunicação e eventos que envolvam as famílias no trabalho realizado.

Identificação dos líderes comunitários

É essencial envolvermos pessoas e organizações consideradas como líderes ou influenciadores da comunidade para apoiar no contacto direto com o público-alvo da comunidade.

Dinamização comunitária

É fundamental criar ligação entre os projetos e as pessoas que permita entender a sua realidade e identificar os desafios sociais, as necessidades e opiniões, de forma a melhor integrar as ofertas sociais nas zonas de atuação.

Parcerias locais

A cooperação e entreajuda com organismos públicos e organizações da economia social locais é fundamental para promover a partilha de conhecimento e informação e desenvolvermos ofertas geradoras de impacto social complementares entre organizações, promovendo a colaboração e evitando a concorrência entre organizações sociais.

Parcerias transectoriais

Procurar um envolvimento de diversos agentes e organizações do sector da economia circular, do sector público e do sector privado a implementação de projetos de impacto social. É também fundamental captar receitas e financiamento em todos os sectores, Assim, consideramos prioritárias as relações com empresas e organizações do sector privado para apoio dos projetos com materiais, recursos técnicos e financeiros.

Merchandising e prestação de serviços

A diversificação de fontes de financiamento é necessária para tornar a cooperativa mais resiliente a mudanças económicas e societárias. A cooperativa deve prever atividades instrumentais para a recolha de fundos para financiamento do objeto social, promover a marca Youth Coop e a missão social da cooperativa, bem como prestar de serviços de formação e consultoria conectados com o desenvolvimento de iniciativas, gestão de projetos e trabalho de juventude.

Aspirações

São metas ambiciosas e inspiradoras para um longo prazo que estabelecem uma direção e visão à nossa estratégia. Representam os sonhos dos nossos membros.

Desenvolvimento da comunidade

Promover a informação, a sensibilização e a capacitação de jovens, os valores democráticos, a cidadania, os direitos humanos e os estilos de vida sustentáveis e saudáveis.

Espaços INCLUSIVOS

Disponibilizar espaços de discussão e experimentação para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que sejam inclusivos e atrativos para jovens.

Envolvimento Contínuo

Envolver os jovens que participam regularmente nas atividades promovidas pela Youth Coop como participantes em ações de longa duração ou em oportunidades de voluntariado, estágio e trabalho.

PARCERIAS Estratégicas

Alcançar parcerias e colaborações relacionadas com espaços de atividades com protocolos e regras bem definidas - parcerias locais e internacionais, que permitam o desenvolvimento de projetos em conjunto.

Projetos INTEGRADOS e EM REDE

Ter um conjunto alargado de projetos e ofertas sociais interligados, coerentes com a finalidade da cooperativa e um meio para resolver desafios identificados nas comunidades onde são implementados.

Valorizar o Youth Work

Promover o reconhecimento, a formação e a capacitação sobre o Trabalho de Juventude (Youth Work), como abordagem para o desenvolvimento pessoal e social de jovens, para orientar o jovem a encontrar o seu papel na sociedade e envolver-se ativamente nas suas comunidades.

Dignidade Profissional

Promover a dignidade no trabalho dos profissionais de juventude, visando a obtenção de melhores condições do espaço físico de trabalho, o balanço entre o trabalho e a vida pessoal e melhores condições de trabalho.

COMUNIDADE DE TRBALHO

Promover o envolvimento dos profissionais como membros cooperadores e a manutenção de postos de trabalho estáveis e sem termo. Uma equipa técnica alargada com competências distintas e complementares, com pessoas que acreditem e defendam a missão estratégica e os princípios da Youth Coop.

Sustentabilidade ECONóMICA

Alcançar a sustentabilidade da cooperativa pelo envolvimento de beneficiários nas atividades e nos espaços dinamizados pela Youth Coop, pela diversidade de profissionais e diversidade de recursos financeiros.

Comunicação Dinâmica

Possuir uma comunicação clara e jovem, que transmita de forma apelativa a missão e a estratégia da Youth Coop para todos os beneficiários, colaboradores, parceiros e stakeholders locais.

DIVERSIFICAÇÃO DE FINANCIAMENTO

Promover a consultoria e serviços enquadrados no trabalho de juventude e promover a marca Youth Coop no contexto de merchandising, materiais pedagógicos e de facilitação, entre outros.

RECONHECIMENTO

A Youth Coop é reconhecida como uma referência de trabalho na área da juventude, enquanto uma

organização ética, integra, democrática, sustentável, isenta e transparente.

Index