Trabalho de Juventude

«Youth Work» na literatura internacional, é também referido como «trabalho técnico de juventude», «trabalho em prol da juventude», «trabalho desenvolvido por especialistas na área da juventude» ou «trabalho socioeducativo em prol dos jovens».

O que é o trabalho de juventude?

O Trabalho de Juventude pode consistir nas ações direcionadas para jovens, nas atividades em que participam voluntariamente que são concebidas para apoiar o seu desenvolvimento pessoal e social através da aprendizagem não-formal e informal.

Tem por base os seguintes três princípios orientadores:

Os jovens escolhem participar.

Reconhece que jovens e técnicos/as de juventude são parceiros no processo de aprendizagem.

Acontece onde os e as jovens estão.

Engloba atividades a nível social, cultural, educacional, relacionadas com desporto e com política e são realizadas com, por e para jovens visando promover espaços de oportunidade de desenvolvimento, apoiar jovens de modo a que estes alcancem o seu máximo valor, encorajando o seu desenvolvimento pessoal, autonomia, iniciativa e participação na sociedade.

O QUE É UM/A TÉCNICO/A DE JUVENTUDE

Técnicos/as de juventude são pessoas que trabalham em contacto direto com jovens, realizando atividades que visam apoiar o seu desenvolvimento pessoal e social.

Está caracterizado pelo Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RCVV) como um/a profissional que intervém na prevenção, conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, através de metodologias de educação não-formal, facilitando e promovendo a cidadaniaa participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

OS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS do Trabalho de Juventude

Um relatório do Grupo de Peritos sobre o Sistema de Qualidade do Trabalho de juventude nos Estados Membros da UE refere-se aos princípios para a implementação de atividades e projetos de trabalho de juventude.

Assim, o Trabalho de Juventude de modo a ter sucesso e ser atrativo deve:

01. Ser percecionado como atrativo e trazer valor ou alegria à vida.


02. Responder às diferentes necessidades, interesses e experiências dos e das jovens como estas são percecionadas por eles/as próprias.

Ser inclusivo, alcançando e acolhendo todos os grupos de jovens.


03. Basear-se na participação, envolvimento e responsabilidade voluntária e ativa de jovens.

06. Reger-se numa perspetiva visível de aprendizagem e desenhar as atividades de acordo com objetivos de aprendizagem claros e relevantes perante os participantes.

05. Ser projetado, implementado e avaliado em conjunto com os/as jovens;

Basear-se em educação não-formal e na aprendizagem informal.

04. Ter uma perspetiva holística e reconhecer os/as jovens como indivíduos e seres capazes.

Potenciar e valorizar os direitos dos e das jovens, o seu desenvolvimento pessoal, social e a sua autonomia;

COMO SE DISTINGUE DE OUTRAS ÁREAS?

O Trabalho de Juventude foca-se no desenvolvimento de jovens e na sua dimensão pessoal, social e cultural, e com a finalidade de promover a ligação entre pares e com as atividades, os técnicos de juventude recorrem a ferramentas e atividades com base no lazer.

Os/as jovens têm um papel fundamental enquanto parceiros e cocriadores no planeamento, implementação e avaliação dos programas e atividades destinadas aos mesmos, tendo como tal um papel ativo e não apenas como beneficiários do trabalho de juventude.

Por exemplo: uma atividade é organizada por jovens, mas, se não tem como foco ou não é destinada a jovens, pode não consistir em trabalho técnico de juventude.

Geralmente, distingue-se pela persecução dos princípios orientadores, sobretudo no foco no desenvolvimento pessoal, social e cultural de jovens pela conceção e não somente pelas consequências. Existem bons exemplos de trabalho técnico de juventude em outras áreas, no entanto, e apesar do foco ser o mesmo público alvo, é fundamental reconhecerem-se as diferenças.

ALGUNS EXEMPLOS

Relação com o desporto - As «atividades puramente assentes na melhoria do desempenho e na excelência de um determinado desporto não são consideradas trabalho técnico de juventude pelos representantes do setor» – a diferença geralmente está na hierarquia de objetivos na forma como é realizado.

Relação com o lazer - Dependendo das condições, as atividades de lazer podem descrever o período em que ocorrem e não estarem diretamente relacionadas com os objetivos. Referem-se às atividades com foco principal na diversão e não no desenvolvimento dos jovens e sua dimensão pessoal, social e cultural. Contudo, este tipo de atividades pode ser usado como ferramenta para a promoção da ligação dos jovens com os pares e com as atividades.

Relação com o espaço - Um local para os jovens usufruírem, mas que não possua de forma clara como apoiar o desenvolvimento pessoal ou a aprendizagem não formal, pode não ser considerado um local onde o trabalho de juventude ocorre. Por exemplo: uma sala com mesas para trabalhar, estudar, ler livros ou jogar

Relação com o serviço social - O trabalho com jovens também pode incluir objetivos semelhantes, como a prevenção e a inclusão social. No entanto, se não visa o desenvolvimento pessoal e social de jovens ou os participantes não participam voluntariamente nas atividades, deve ser considerado trabalho social em que a intervenção é realizada com base em métodos de educação não-formal. O serviço social poderá desenhar e implementar soluções preventivas e interventivas que incluam o Trabalho Técnico de Juventude.

O trabalho com a juventude proporciona a educação, geralmente, fora do contexto escolar e é orientada por técnicos de juventude profissionais, voluntários, jovens líderes, funcionários públicos ou elementos de organizações não governamentais através de programas de financiamento e sistemas de apoio.

Onde se realiza?

Em centros de juventude ou clubes de juventude

Projetos e iniciativas com e para jovens

Grupos informais de jovens

Voluntariado jovem

Campos de juventude

Informação para jovens

Organizações juvenis ou de caráter juvenil

Movimentos juvenis

Dependendo do país e do reconhecimento a nível nacional, regional e local, o trabalho técnico de juventude poderá ser realizado noutras entidades e locais, nomeadamente as escolas, os espaços comunitários, as igrejas e as bibliotecas, etc.

A eficácia desta abordagem originou um crescente número de organizações – como as que trabalham na justiça dos jovens e na melhoria da saúde – com a finalidade de desenvolverem uma abordagem para o trabalho dos jovens. Permitindo que jovens que, de outra forma, poderiam ser alienados do apoio, obtenham os serviços de que precisam.

Referências e Recursos

Os conteúdos desta página foram traduzidos e adaptados ou citados dos seguintes recursos.

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