Voluntariado Internacional: Experiência da Mariana
A Mariana aventurou-se no ano passado a participar numa nova experiência de voluntariado. Em Setembro de 2018 partiu para uma aventura de seis meses para Baia Mare na Roménia para participar no projeto de voluntariado internacional Campos Rurais, promovido pela associação Team 4 Youth.
Deixamos aqui o seu testemunho desta experiência única.
A Minha Experiência em Baia MaRE
Vim para a Roménia sem saber muito sobre o país. Queria ter novas experiências e conhecer pessoas diferentes, assim sendo o local onde o faria não me importava muito, só queria ir para um país que nunca tivesse visitado antes. O resto seria uma surpresa.
Quando disse à minha família e amigos de Portugal a mesma piada surgia uma e outra vez- “Vais voltar só com a roupinha que tens no corpo, ou nem isso”, “Visitar-te? Só se quiser ser roubado!”, “Tem cuidado, ainda viras cigana.”. Então sim, posso dizer que existe um grande estereótipo no que diz respeito à comunidade cigana e sim, a Roménia tem ciganos mas é tão mais que isso. E só por acaso, Portugal também tem bastantes.
No fim das contas posso dizer que fui roubada sim. Conheci crianças ciganas que roubaram o meu coração.
A felicidade nas suas caras ao ver-nos cada dia emocionou-nos e eles não nos deixaram uma única vez ir para casa sozinhos. Vinham sempre connosco porque apreciavam a nossa companhia e queriam que nos sentíssemos bem-vindos.

Bom, eu senti. Baia Mare é maravilhosa por isto mesmo- as pessoas. A região mais tradicional da Roménia- Maramures- é na verdade a melhor para conhecer o país, e a comida não te vai deixar ficar mal. Uma placinta quentinha ou um covrigi de chocolate são exactamente o que precisas para deixar o teu estômago feliz e o sarmale com natas que eventualmente aprenderás a cozinhar será a refeição favorita para partilhar com amigos. Dará algum trabalho a preparar mas é sem dúvida recompensador com a equipa certa.
Quando ainda não está muito frio vale a pena dar uma volta no comboio a vapor não muito longe daqui- Viseu de Sus- e ver os lagos nos arredores – Lacul Abastru ou Firiza – e ainda fazer uma caminhada nas montanhas. De inverno não há melhor sitio para ir esquiar ou fazer tubbing que Cavnic, a 1h de Baia Mare.
De inicio Baia Mare parecia-me uma cidade morta. Bonita, calma mas morta. Para os jovens pode não ser o melhor sitio para sair à noite. Foi por isso mesmo que todas as vezes que tive a oportunidade viajei na melhor forma possível- à boleia. Na Roménia é muito comum porque no tempo do comunismo não existiam muitos carros e os únicos proprietários eram solidários com os peões em necessidade. Agora apenas continuam esse mesmo hábito. Os romenos normalmente dão 5 lei (1€) por cada 100km mas na verdade a melhor moeda de troca é a partilha de histórias numa bela conversa. Nunca paguei mas sempre fiz amigos na estrada e criei histórias únicas para partilhar no futuro.
No fim visitei praticamente Roménia inteira e descobri a sua verdadeira beleza.


Se vieres não percas Sibiu e Sighisoara pelos seus edifícios coloridos. A estrada Transfagarasan pela sua natureza extraordinária – a mais bonita estrada na Europa, é o que dizem. Cluj Napoca pela vida nocturna e praças maravilhosas. Oradea e Arad pela iluminação nocturna encantadora. Hunedoara e Sinaia pelos seus castelos. Bucareste pela história. Salina Turda pela sua vibe completamente fora do comum. Brasov pelo seu mistério. E Baia Mare pelas suas montanhas.
Não percas pitada!
Posso garantir que eu não perdi e tive ainda a oportunidade de visitar outros países como Hungria, Serbia, Ucrânia, Austria, Eslováquia, Republica Checa, Bulgária e Turquia que de Portugal seria bem mais difícil uma vez que está na outra ponta da Europa.
Após ter viajado bastante comecei a aperceber -me de que na verdade encontrei um lar em Baia Mare e nos amigos que fiz.
Tendo trabalhado na Team for Youth fez-me crescer, acreditar mais em mim, aprender e deixar-me inspirar pelas pessoas que me rodeiam. As pessoas a quem agora chamo família.
Testemunho escrito por Mariana Rei, jovem portuguesa e voluntária internacional no âmbito do Serviço Voluntário Europeu, programa Erasmus+.
Poderás consultar este testemunho no website da Team 4 Youth em português e inglês.
Algumas Fotos da experiência da Mariana
Queres ter uma experiência semelhante?
Se quiseres ter uma experiência semelhante à da Mariana como voluntária/o internacional, não percas a oportunidade de integrar a segunda fase do projeto Rural Camps! A experiência começa já em Maio mas o prazo de candidatura termina antes!
Poderás consultar como participar na nossa página do projeto.
Saber mais!