Junta-te à Youth Coop – Coordenação e Gestão Geral
A Youth Coop pretende reforçar a equipa e procura uma pessoa para ser cooperador/a e assumir função de Coordenação e Gestão Geral.
Somos uma cooperativa de solidariedade social com três anos de existência. Atuamos no âmbito da educação para a cidadania e dos direitos humanos, da participação juvenil e do trabalho técnico de juventude. Usamos também a metodologia de Educação Não Formal e abordagens orientadas para a comunidade, com especial foco na população mais jovem e vulnerável.
Atuamos aos seguintes níveis, em projetos de âmbito nacional e internacional:
- capacitação, consciencialização e empoderamento da comunidade, especialmente de jovens e pessoas em vulnerabilidade;
- capacitação de organizações juvenis;
- implementação de políticas e projetos que respondam aos desafios jovens em colaboração com entidades locais;
- promoção do trabalho técnico de juventude e da educação não-formal.
Adesão à cooperativa
A Youth Coop é uma Cooperativa de Produtores de Serviços e uma Cooperativa de Trabalho, caracterizada por associar cooperadores que prestam trabalho em unidades produtivas e organizadas em comum para produzir bens e serviços enquadráveis no ramo da solidariedade social e de acordo com o objeto social.
Mais do que contribuir com apenas trabalho em troco de um salário, ser cooperador/a significa deter uma parte da cooperativa e contribuir ativamente para o seu crescimento, na melhoria dos serviços prestados à comunidade e na obtenção de melhores condições de trabalho e benefícios para os seus membros. As cooperativas são organizações democráticas geridas pelos seus membros, os quais participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. O modelo cooperativo visa criar comunidades de trabalho estruturalmente homogéneas em torno de políticas e regras estabelecidas pelos próprios membros trabalhadores.
O processo de avaliação dos candidatos tem como objetivo perceber se os mesmos reúnem os requisitos objetivos e subjetivos, bem como a motivação e interesses que possam determinar uma boa integração com os cooperadores já existentes no desenvolvimento das atividades estatutárias e na resposta às necessidades previamente identificadas.
A adesão à cooperativa requer o cumprimento dos requisitos existentes nos estatutos, estar apto/a para realizar as atividades estatutárias e disposto/a a assumir as responsabilidades de membro.
Os candidatos e candidatas a membro cooperador obrigam-se à subscrição e realização de títulos do capital social da cooperativa e à formalização de um acordo de trabalho cooperativo.
O capital da YouthCoop é representado por títulos de capital social no valor unitário de 25,00 EUR. Na adesão, os cooperadores subscrevem a um mínimo de 12 títulos de capital (300,00 EUR) e realizam (pagam) aquando da entrada um mínimo de dez por cento do capital subscrito, no mínimo dois títulos (50 EUR). O pagamento do restante capital subscrito e não realizado aquando da entrada será diferido até um prazo máximo de cinco anos.
Para efeitos da legislação, um candidato apenas poderá ser considerado membro a partir do momento em que seja aprovado pelo órgão de administração e tenha realizado 10% dos títulos de capital subscritos, não podendo ser emitidos títulos de capital em contrapartida de contribuições em trabalho ou de prestação de serviços.
O capital social representa a partilha de responsabilidade de cada membro perante a cooperativa. Neste tipo de cooperativas, o capital social é instrumental para a realização do seu fim e devolvido ao membro aquando da sua saída da cooperativa. Independentemente do capital subscrito, cada membro terá o mesmo direito de voto.
Depois do processo de seleção e entrega do pedido escrito do candidato, é comunicada a aprovação da adesão por parte do órgão de administração e as instruções para a realização do capital social.

O anúncio - Coordenação e Gestão Geral
Em 2022 queremos expandir a Youth Coop e, nesse sentido, pretendemos reforçar a equipa para fortalecer o trabalho da nossa Cooperativa com mais uma pessoa para ser cooperador/a e assumir a função de Coordenação e Gestão Geral.
1. A função
– Assegurar a gestão corrente da Cooperativa, cumprindo as orientações do órgão de administração e da assembleia geral, o plano de atividades e documentos estratégicos da cooperativa, nomeadamente:
- A coordenação e organização do trabalho executado pelos/as cooperadores/as, trabalhadores/as, prestadores/as de serviço e voluntários/as; Coadjuvar a equipa de trabalho da Cooperativa na coordenação/gestão de projetos e no apoio à implementação de projetos e manutenção dos serviços disponibilizados aos membros e à comunidade.
- A gestão de parcerias e a representação da Cooperativa junto de parceiros e beneficiários.
- Efetuar a ponte entre stakeholders internos e externos, nomeadamente as equipas de trabalho, voluntários/as, clientes, parceiros, financiadores e os órgãos sociais da Cooperativa.
– Gestão de Recursos Humanos, incluindo o acompanhamento e coordenação de equipas, a gestão de relações e conflitos, as avaliações de desempenho, estratégias de gestão e angariação de cooperadores/as e a proposta ao órgão de administração da elaboração ou mudança de vínculos de trabalho, prestação de serviços, consultoria e assessoria.
– Assegurar a gestão estratégica e financeira da Cooperativa em conjunto com os seus órgãos sociais, nomeadamente:
- Coordenação da elaboração de documentos estratégicos e orientadores;
- Supervisão financeira e da sustentabilidade da Cooperativa;
- Gestão e monitorização do impacto social da Cooperativa e criação dos respetivos procedimentos;
- Elaboração do relatório de atividades e contas e apresentação ao órgão de administração;
- Apoio na elaboração do plano anual de atividades e a sua implementação;
- Garantia do cumprimento dos Estatutos, os regulamentos internos e as deliberações dos órgãos sociais da Cooperativa.
- Coordenação e apoio à elaboração de candidaturas a financiamentos ou de pedidos a mecenas e investidores sociais.
– Garantir a devida documentação das reuniões de equipa e dos projetos, assegurando os seus registos/atas e mantendo sobre a sua guarda os respetivos livros e documentos, bem como os arquivos para fins de prestação de contas a financiadores, autoridades e cooperadores.
– Prestar contas e informar o órgão de administração da sua atuação.
– Participar na gestão corrente da Cooperativa;
– Participar na coordenação e organização das funções desempenhadas por todas as pessoas que colaboram com a Cooperativa;
– Participar na implementação de boas práticas, melhorias e novos procedimentos;
– Coordenar e gerir projetos sociais.
2. O perfil
Queremos reunir profissionais para cooperar na elaboração de projetos sociais com e para jovens de forma concertada em torno de políticas propostas e votadas pelos/as membros da Cooperativa.
Terás uma visão global dos projetos em planeamento e em desenvolvimento, sendo um ponto de contacto, de mediação e tomada de decisão para todos os stakeholders internos e externos da Cooperativa, criando pontes de colaboração entre as equipas de trabalho, clientes, parceiros, financiadores e órgãos sociais da cooperativa.
Requisitos:
- Integrar a cooperativa como membro cooperador (consultar os Estatutos);
- Formação em Gestão de Organizações da Economia Social, Gestão de Organizações ou áreas conexas;
- Experiência mínima de dois anos em administração, gestão ou consultoria;
- Experiência mínima de dois anos em gestão de projetos, incluindo no controlo de processos e supervisão, negociação e delegação de tarefas;
- Domínio dos procedimentos administrativos relacionados com organizações do terceiro sector;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente o domínio de aplicações de produtividade como o Microsoft Office/Office 365 ou ferramentas semelhantes;
- Domínio das seguintes aplicações de comunicação e colaboração: Microsoft Teams, Zoom, Whatsapp;
- Responsável, proativo/a, assertivo/a e organizado/a;
- Domínio da língua portuguesa e bons conhecimentos da língua inglesa;
- Disponibilidade no início de janeiro de 2022;
Valorizável:
- Experiência sobre os procedimentos de Contratação Pública;
- Experiência de gestão de voluntários em organizações da Economia Social;
- Experiência enquanto membro de cooperativas ou de associações;
- Experiência de preparação e dinamização de atividades sociais, culturais, de animação e/ou educativas para públicos jovens, incluindo trabalho técnico de juventude (Youth Work) e a facilitação de atividades com recurso a metodologia de educação não formal para jovens;
- Experiência ou formação em liderança de equipas, facilitação de grupos e mediação de conflitos;
3. Regalias
- Retribuição mensal bruta de 1250 € (*);
- Subsídio de férias e 13.º mês (*);
- Subsídio de Refeição: 4,77 €/dia de trabalho (*);
- Horário de 40 horas semanais;
- Dada a natureza do trabalho realizado pela Cooperativa, as atividades poderão decorrer aos fins de semana (sábado ou domingo) e eventualmente em horário pós-laboral;
- 2 dias de descanso semanal que podem ser flexíveis, dentro do possível;
- 2 dias de férias por cada mês trabalhado, totalizando 22 dias de férias;
- Acordo de trabalho cooperativo por tempo indeterminado com período experimental de seis meses (**);
- Ambiente de trabalho inspirador onde as tuas ideias e contributos são bem-vindos;
- Café e chá para sobreviveres durante o dia (não é de cápsulas!);
- Espaços de trabalho partilhado com jovens e outras organizações, com cozinha, espaços de lazer e áreas multiusos;
- Possibilidade de participares em formações nacionais e internacionais;
- Não te irás aborrecer, poderás trabalhar em desafios e problemas reais;
4. O PROCESSO
- Candidaturas de 19 de Novembro a 12 de Dezembro de 2021 (23:59) e exclusivamente através do nosso formulário.
- Entrevistas presenciais entre 10 e 27 de Dezembro de 2021 com os/as candidatos/as pré-selecionados.
- Data estimada de admissão e inicio do trabalho: 04 de Janeiro de 2022;
Local de trabalho: Centro Lúdico das Lopas, Agualva-Cacém.
Atenção: Todos/as os/as candidatos/as serão notificados/as do resultado da sua candidatura. Não envies documentos por correspondência eletrónica porque as candidaturas são realizadas somente pelo formulário de candidatura presente nesta página. Coloca as tuas dúvidas para recrutamento@youthcoop.pt
Formulário de Candidatura
Podes obter uma cópia “offline” do formulário aqui.
Notas
(*) – Os valores indicados são considerados como um levantamento por conta dos excedentes da Cooperativa e contrapartida do trabalho prestado pelo/a cooperador/a, nos termos e para os efeitos da al. a) do n.º 1 do Artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 323/81 de 4 de dezembro.
(**) – Os acordos de trabalho cooperativos no contexto da YouthCoop são regidos pelos Estatutos e Regulamento Interno da Cooperativa, pelo Código Cooperativo, aprovado pela Lei n.º 119/2015 de 31 de agosto, pelo Regime Jurídico das Cooperativas de Solidariedade social, aprovado pelo Decreto-Lei nº 7/98 de 15 de janeiro, e pelo Regime Jurídico das Cooperativas de Serviços, aprovado pelo Decreto-Lei nº 323/81 de 4 de Dezembro. Não deve ser confundido com um Contrato de Trabalho dado que os cooperadores e as cooperadoras detêm igual poder de voto sobre a cooperativa e participam na definição das suas políticas onde se integram os direitos, pagamentos por conta dos excedentes e outros benefícios usufruídos.