Generation Europe 2020 – Resumo #1

Introdução

O projeto «Generation Europe – Youth Democracy in Action» continua em 2020 com o seguimento do plano de atividades adaptado aos desafios da crise sanitária mundial do COVID-19.

O projeto está incluído numa rede alargada de mais de 30 organizações europeias com ligadas ao Trabalho Técnico de Juventude e tem as seguintes vertentes:

  • Youth Democracy in Action – Parcerias para o empoderamento e acompanhamento de grupos de ação locais para a dinamização de atividades lideradas pelos próprios jovens. Inclui a dinamização de encontros internacionais de jovens anuais onde todos os grupos de ação local dos três países encontram-se para partilhar experiências e resultados. A Youth Coop integra a parceria número sete com organizações da Alemanha e Grécia para construir uma estratégia de três anos que vise o apoio dos grupos de jovens para uma ação local e a dinamização dos três encontros internacionais.
  • Rede para a produção de ferramentas e guias – Projetos e iniciativas a capacitação de organizações da rede ou organizações locais que trabalhem com jovens para criar documentos de ferramentas educativas e guias informativos para influenciar a criação de políticas de juventude a nível local que respondam ás necessidades locais tanto de jovens como das organizações que trabalham com jovens.

Ligações Relacionadas

Sumário de atividades da Rede: 2019 | 2018 (em Inglês)

Atividades Grupo AçÃo LOCAL 2020

Este artigo apenas vai falar da vertente «Youth Democracy in Action» em 2020. Podes visualizar as atividades promovidas pelos jovens do Grupo de Ação Local e também pela Youth Coop e os seus parceiros internacionais.

O Grupo de Ação Local tem 12 jovens sintrenses que participam regularmente nas reuniões e atividades. Ao longo de 2020 reuniram periodicamente para planear, adaptar e executar um plano de atividades definido pelo próprio grupo no ano anterior. O Desenvolvimento Sustentável foi o tema principal escolhido para as atividades.

Apresentação – Trowback 2018-2020 (PDF)

Autoria: Grupo de Ação Local

Visita ao Canil da APCA

Em Fevereiro, em conjunto com os jovens do Grupo de Ação Local fizemos uma visita ao Canil da APCA – Associação de Protecção aos Cães Abandonados.

Verificamos que abandono de animais infelizmente continua a ser um grande problema na nossa sociedade. Decidimos contribuir por esta causa e fomos conhecer esta associação. Ajudamos um pouco no seu trabalho ao levar alguns dos cães numa “cãominhada” 🐕 pela serra de Sintra ⛰️

Agradecemos à APCA pelo importante trabalho que desenvolvem e por nos receberem de forma tão afável. 

✔️ Reflexão: Antes de comprares um animal de estimação, pensa primeiro em adotar pois há muitos animais que precisam de um lar.

Debate Online «The Hate You Give»

Realizámos em Maio o debate sobre o filme “The Hate U Give”, com o Grupo de Ação Local do Generation Europe.

O filme aborda temáticas como a adolescência, o racismo e a discriminação na vida de Starr, uma rapariga de 16 anos. Refletimos sobre como o filme retrata as temáticas de uma forma suave tendo em conta a realidade. Falámos sobre violência policial em Portugal, discriminação no dia a dia e o impacto que pode ter na vida das pessoas.

Uma das nossas conclusões é a importância de tentar conhecer melhor os diversos pontos de vista e as “bolhas de privilégio” que podem fomentar atitudes de indiferença ou ódio. No nosso dia-a-dia, podemos colaborar de modo a desconstruir preconceitos, que podem surgir numa simples piada ou comentário, e criar um debate de forma a que haja um diálogo sobre estes assuntos, em vez de serem ignorados.

A “Pirâmide do Ódio” (ver imagem) representa a forma como atitudes cada vez mais violentas, são “alimentadas” pela aceitação geral na sociedade de preconceitos e estereótipos relativamente a pessoas com alguma característica específica, por exemplo, a orientação sexual, etnia, género, deficiência, entre outros.

Cabe-nos a TODOS colaborar por um mundo mais justo e coeso!💪🏻

III Encontro de Jovens - Youth Democracy In Action

O Terceiro Encontro Internacional de Jovens estava originalmente planeado para acontecer em Weimar, na Alemanha, reunindo os três grupos de ação local do Generation Europe da parceria sete – Alemanha, Grécia e Portugal.

A iniciativa foi adaptada para um encontro local com atividades online e presenciais por país, estando os três encontros a acontecer ao mesmo tempo, nos três países. Aconteceram em Julho e duraram doze dias, contando com a participação de aproximadamente 30 jovens de três países. Foram planeados várias atividades e momentos entre os grupos internacionais através de plataformas de videoconferência online. 

Na vertente portuguesa dos encontros, as sessões dividiram-se em dias de encontro online e presenciais com uma média de participação de dez jovens sintrenses. Participamos em cinco dias de atividades presenciais no Concelho de Sintra enquadradas na temática do Desenvolvimento Sustentável. As iniciativas focaram-se em sensibilizar os participantes para estilos de vida alternativos e mais sustentáveis e o impacto das nossas ações no ambiente, ao mesmo tempo que fomentavam a cooperação em atividades e tarefas práticas.

Visita à Quinta dos Sete Nomes

O 3º dia realizou-se na Quinta dos 7 Nomes, em Colares! Trata-se de uma cooperativa que desenvolveu quinta de permacultura como experimento social e que nos deu a conhecer uma realidade diferente do meio urbano em que no dia-a-dia nos encontramos.

Durante a manhã visitámos a Quinta, a Oficina, e a Loja, falamos sobre a Cooperativa e todo o trabalho desenvolvido desde a sua fundação e os valores associados. De tarde, os participantes tiveram oportunidade de fazer Bombas de Sementes e abordar o movimento Guerrilha Gardening que consiste na criação de jardins em espaços que não tenham abundância de Flora! 

Receita para que possas embelezar qualquer jardim:

1kg de Argila, 1kg de terra, MUITAS sementes e água até que a mistura fique com a consistência de brigadeiro!

Para além das bombas de sementes, aprendemos a criar um Vermicompostor, algo que podes ter em casa e que te permite compostar os resíduos orgânicos! Foi um dia de experiências novas! 🐛

Terminámos o dia com a montagem das tendas individuais! 🏕️

Um DIA NA Quinta do Castelo

Seguimos para a Quinta do Castelo, em Agualva-Cacém.

Durante a manhã fizemos mandalas na natureza, uma atividade que permitiu os participantes e a equipa ter um momento relaxante através da criação de um espaço de reflexão e conceção com a natureza! 🍃🍂🍁🌿

A tarde deste dia foi passada com o início da construção de um jardim vertical pela reutilização de paletes de madeira.

Sensibilização ambiental na Praia das Maças

Passamos o dia na Praia das Maçãs com atividades que abordavam a problemática da poluição do plástico, sobretudo os microplásticos!

Connosco veio a Brigada do Mar, um projeto de intervenção ambiental criado em 2009 e que ao longo dos anos, já recolheu mais de 800 toneladas de resíduos na costa portuguesa! Desenvolve um trabalho espetacular e já envolveu na sua ação mais de 9000 voluntários!

Foi uma manhã de partilha de todas as coisas que foram recolhendo nas praias ao longo dos anos e encontrámos as coisas mais impressionantes, desde baterias a brinquedos e embalagens dos anos 80. Nesta manhã deram-nos a conhecer as pulseiras e brincos que fazem com as redes de pesca que recolhem nas suas ações! Ficámos fascinados! 😁

À tarde colocámos mãos à obra e construímos as nossas próprias peneiras! Descobrimos no nosso grupo muitos/as jovens engenhocas! Após a construção das peneiras passamos à ação! 

Acreditas que a Praia das Maçãs está repleta de pellets e microplásticos? Foi uma surpresa para o grupo! 😳

SustentaBILIDADE EM AGUALVA - Dia 10

O décimo dia do encontro voltou a ser presencial e aconteceu em Agualva-Cacém.

A manhã foi passada no Centro Lúdico das Lopas onde construímos pequenas esculturas criativas com plástico recolhido na praia e ainda tivemos algum tempo para fazer iogurtes caseiros! Foi uma receita simples e rápida! Todos os participantes contribuíram! 😎

Partilhamos contigo a receita:
1 litro de leite gordo e um iogurte natural! Misturar tudo e colocar na iogurteira durante 8 horas!

Se quiseres podes acrescentar fruta! 🍊🍋🍌🍍🍇🍐🥭🍑🍎🍒🍓

Durante a tarde, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, realizámos uma ação local, em Agualva: Pintámos diversas sarjetas com a mensagem “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar!” de modo a sensibilizar a comunidade em geral para a problemática do plástico nos oceanos. 🌊 

Nesta ação usámos tintas ecológicas! ♻️ Procura o Ecolabel nas embalagens das tintas e promove a utilização de tintas ecológicas e amigas do ambiente! 🖌️

Aventura Geocaching em Sintra // Finalizar o jardim vertical

Já no último dia do III Encontro de Jovens, optamos por passar o dia ao ar livre! ☀️

A manhã ficou marcada por nos desafiar a capacidade de orientação dos participantes através de Geocaching em Sintra! 📌

Com apenas um mapa e uma bússola cada equipa tinha de encontrar o máximo de caches (tesouros escondidos que não podem ser levados, mas onde podes assinar o seu pequeno livro de visitas)! 🔍

Aproveitamos e visitamos uma “aldeia fantasma” – a Aldeia de Broas. Vimos um conjunto de ruinas pertencentes a uma aldeia abandonada e parcialmente isolada no limiar do concelho de Sintra com o concelho de Mafra e aproveitamos para procurar a última geocache do dia que, apesar dos esforços na sua procura, não a chegamos a encontrar.

A tarde foi dedicada à finalização do jardim vertical já começado na Quinta do Castelo!

Nesta atividade a imaginação e a criatividade foram essenciais! Plantámos morangos, tomilho e as bombas de sementes feitas na Quinta dos Sete Nomes! 🍃

Gostas do resultado final? A inspiração foram as cores da Youth Coop 😎

Encontros Online LOCAIS

O encontro de jovens teve um leque de atividades online que fomentaram a reflexão e partilha entre os participantes e fomentaram o uso de meios eletrónicos para o trabalho em equipa sobre temas sociais e ambientais.

Participamos numa atividade de introspeção pessoal onde dedicamos uma hora para criar um ambiente de reflexão pessoal, de forma a que cada participante pudesse, individualmente, pensar calmamente sobre a sua vida, identificar as suas áreas prioritárias e começar a desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal. Usamos duas ferramentas – A Roda da Vida e o Plano de Desenvolvimento pessoal.

Fomos desafiados a trabalhar em pequenos grupos para identificar um tema que gostássemos de investigar e apresentar aos outros participantes. Os temas trabalhados e apresentados foram o «Fast Fashion», o «Minimalismo» e a «Mutilação Genital Feminina».

Acolhemos técnicos da área ambiental da Câmara Municipal de Sintra que nos convidaram a experimentar o Sintra Ambiquiz – um jogo online sobre a importância da preservação ambiental que inclui uma estratégia de gamificação e sensibilização para o contexto escolar.

Recebemos a Thea e Anna para nos partilhar as suas histórias e experiências enquanto voluntárias internacionais em Portugal. Ambas fazem parte da equipa promotora do projeto “Inspirota”, um Projeto Solidário desenvolvido de jovens para jovens para inspirar e empoderar jovens a serem mais ativos na sociedade e no âmbito da sustentabilidade ambiental, participação juvenil e interculturalidade.  O momento também serviu para fomentar os jovens a saírem da zona de conforto e a procurarem experiências de voluntariado não só a nível local como internacional.

Por último organizamos o plano de atividades locais para os próximos meses e refletimos em conjunto para avaliar as atividades desenvolvidas ao longo dos doze dias do encontro.

Encontros Online Internacionais

Participamos em várias atividades online com os grupos de jovens da Alemanha e Grécia que estavam a participar ao mesmo tempo que nós no seu próprio encontro de jovens local e ao longo dos doze dias do encontro. 

Nestas atividades tivemos a oportunidade de conviver e aproximar-nos mais um pouco aos outros grupos internacionais.  Participamos em workshops práticos online ligados ao tema da sustentabilidade, como por exemplo a criação de um vaso de flores a partir de materiais reciclados, e também tivemos a partilhar as nossas experiências nos grupos de ação local desde o último encontro internacional (que aconteceu no verão do ano anterior).

Por último organizamos vários grupos de trabalho onde colaboramos para contar visualmente e online a história dos grupos ao longo do projeto do Generation Europe desde 2018 até agora. 

Conclusões

A adaptação da programação do Generation Europe e os seus encontros locais e internacionais foi um dos maiores desafios sentidos ao longo do ano, no entanto os resultados foram bastante positivos e conseguimos envolver os participantes em atividades ligadas ao tema da sustentabilidade ambiental.

Esperamos continuar a desenvolver atividades com o grupo de ação local e a colaborar a nível internacional para promover os valores e princípios da rede «Generation Europe» nos vários países integrantes e, sobretudo, promover a participação juvenil, a cidadania europeia ativa e o empoderamento de jovens no concelho de Sintra.

Promotores, Apoios e Agradecimentos

As atividades foram promovidas em conjunto com os Grupos de jovens de Ação Local do Generation Europe e a Youth Coop – Cooperativa para a Cidadania, contando com a parceria e e co-organização (no caso do III Encontro de Jovens) por parte das seguintes organizações:

Queremos também agradecer a todos os parceiros locais pela colaboração e apoios providenciados, pelos quais destacamos:

O Generation Europe é coordenado pela IBB Internationales Bildungs-Und Begegnungswerk e.v e patrocinado pelas seguintes entidades: