Grupo de Ação Local do Generation Europe – The Academy

Clube de jovens | Ações locais e internacionais | Desenvolvimento de competências e capacidade

Em que consiste o Grupo de Ação Local?

Consiste num grupo de 8 jovens que se vai encontrar quinzenalmente para explorar temáticas como os direitos humanos, a sustentabilidade, desigualdades sociais ou o que realmente significa cidadania.

Ao participares no Grupo de Ação Local, vais desenvolver confiança e capacidades para trabalhares em equipa. Tem o objetivo de potenciar o grupo para criar iniciativas locais destinadas à comunidade, em temas que sejam importantes para os membros do grupo.

Os encontros incluem atividades e dinâmicas práticas que fazem parte de um percurso. Em alguns vais fazer visitas a espaços e organizações ligadas com desafios sociais e ambientais. Noutros vais participar em atividades de lazer para fomentar a ligação entre os colegas do grupo. Também haverá debates e partilhas de ideias e opiniões.

Atenção: é um projeto de longa duração que começa em 2022 e termina em 2024! As atividades principais serão os encontros de jovens. 

O Grupo de Ação Local é destinado a jovens entre 13 e 16 anos de Sintra, principalmente de Algueirão Mem Martins.

Os encontros são orientados por técnicos/as de juventude e embaixadores/as da Youth Coop. Os/as embaixadores/as são jovens que participaram na edição anterior e vão apoiar-te na tua participação.

O "Generation Europe – The Academy" é internacional!

Esta oportunidade faz parte da rede Generation Europe – The Academy. Ao mesmo tempo que o nosso grupo de ação local está ativo, outros grupos de jovens da tua idade estarão a participar em Grupos na Alemanha e na Hungria. 

Isto quer dizer que também vamos incluir atividades internacionais que te vão possibilitar viajar, conhecer esses grupos e fazer atividades em conjunto.

Alguns destes momentos serão os encontros internacionais de jovens. Vai haver um por ano de projeto e o primeiro será entre 10 e 21 de Agosto de 2022 em Weimar, na Alemanha. Nestes encontros internacionais, os três Grupos de Ação Local vão se conhecer e partilhar o percurso desenvolvido até ao momento. Estes encontros internacionais acontecem em formato residencial.

Nota: No english no problema! Vamos ter sessões de preparação, formação e apoio linguístico antes e ao longo dos encontros internacionais. Já os encontros locais são em português.

Custos datas e inscrições

A inscrição e participação não tem custos para a participação, mas implica um sério compromisso de participação ao longo dos três anos em, pelo menos, 80% das atividades propostas. As atividades são apoiadas e financiadas pelas organizações referidas mais em baixo.

Os encontros acontecem de quinze em quinze dias, aos Domingos de tarde, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês com início previsto para março de 2022. O primeiro encontro internacional está previsto para o período de 10 a 21 de agosto de 2022.

Inscreve-te até dia 28 de fevereiro de 2022

As inscrições são sujeitas a seleção, com base nos seguintes critérios:

  • Critérios obrigatórios:  idade entre 13 e 16 anos, viver no concelho de Sintra e ter disponibilidade para participar em pelo menos 80% das atividades propostas;
  • Critérios de prioridade:  Viver em Algueirão Mem Martins, referenciação como jovem com menos oportunidades.  

Em caso de dúvidas podes contactar-nos através do generationeurope@youthcoop.pt

Parceiros, Apoios e Financiadores

Generation Europe – The Academy é coordenado pela IBB Internationales Bildungs-Und Begegnungswerk e.v e cofinanciado pelas seguintes entidades: