Educação Não Formal
O que é?
Educação Não Formal é um processo estruturado e participativo de aprendizagem social, integrando a participação voluntária e centrada no formando, sendo considerados essenciais os processos de aprendizagem e reflexão entre pares.
Tem como parte integrante o desenvolvimento de saberes, competências e valores sociais e éticos, acontecendo por norma fora do ensino formal mas sendo um complemento ao mesmo.
É parte integral de um conceito de aprendizagem ao longo da vida que assegura a jovens e adultos a aquisição e manutenção de competências, habilidades e disposição necessárias para uma adaptação a ambientes em constante mudança
Como é Feito?
As sessões são estruturadas por facilitadores ou formadores, utilizando várias técnicas de trabalho que envolvam os participantes de forma atractiva e potenciando o impacto através de experiências práticas, partilha e reflexão entre pares. Resulta num conjunto de actividades com um encadeamento de crescimento lógico no grupo, onde o foco nos formandos pressupõe o ajuste das sessões às necessidades dos participantes como grupo.
Grande parte da educação não formal na nossa sociedade é levada a cabo por organizações não governamentais envolvidas na comunidade e no trabalho de juventude.
A Nossa Visão
A Youth Coop nas suas acções utiliza a Educação não formal como uma metodologia para a capacitação e empoderamento de jovens. Consideramos que os jovens têm em si todas as capacidades para aprender coisas novas através da partilha de experiências e conhecimento entre pares.
A nossa equipa tem experiência e formação na área da Educação Não formal, obtida através de formações Internacionais e do Conselho Nacional de Juventude e do trabalho realizado com diversas organizações de juventude.
PRINCÍPIOS
Um conjunto de atividades que utilize a educação não formal como metodologia deve ter em conta o seguinte:
➔ participação voluntária;
➔ centrada no participante;
➔ idealmente acessível a todos e a todas;
➔ o processo é organizado com objectivos educativos, interactivo e participativo;
➔ é sobre a aprendizagem de capacidades para a vida e de preparação para uma cidadania activa;
➔ tem como base o envolvimento da participação individual e aprendizagem em grupo e numa abordagem colectiva ou comunitária;
➔ com base na experiência e em atividades práticas (aprender fazer);
➔ holística e orientada para o processo, que inclua uma reflexão sobre a aprendizagem e a transposição para outras áreas ou a vida;
➔ organizada com base nas necessidades dos participantes;
➔ segue uma abordagem não hierárquica entre formador/facilitador e estudante/participante.
Recursos
O texto desta página foi adaptado de diversas fontes:
➔ Definição da educação não formal do Conselho da Europa.
➔ Glossário do Conselho de Europa sobre a juventude.
➔ Definição de Educação Não Formal – Fundação Europeia da Juventude
➔ Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens
➔ Aprendizagem / Educação não formal – Conselho de Europa
➔ Manual “To be or not to be… formal” – Associazione InformaGiovani