Educação Não Formal

O que é?

Educação Não Formal é um processo estruturado e participativo de aprendizagem social, integrando a participação voluntária e centrada no formando, sendo considerados essenciais os processos de aprendizagem e reflexão entre pares.

Tem como parte integrante o desenvolvimento de saberes, competências e valores sociais e éticos, acontecendo por norma fora do ensino formal mas sendo um complemento ao mesmo.

É parte integral de um conceito de aprendizagem ao longo da vida que assegura a jovens e adultos a aquisição e manutenção de competências, habilidades e disposição necessárias para uma adaptação a ambientes em constante mudança  

Como é Feito?

As sessões são estruturadas por facilitadores ou formadores, utilizando várias técnicas de trabalho que envolvam os participantes de forma atractiva e potenciando o impacto através de experiências práticas, partilha e reflexão entre pares. Resulta num conjunto de actividades com um encadeamento de crescimento lógico no grupo, onde o foco nos formandos pressupõe o ajuste das sessões às necessidades dos participantes como grupo.

Grande parte da educação não formal na nossa sociedade é levada a cabo por organizações não governamentais envolvidas na comunidade e no trabalho de juventude.

A Nossa Visão

A Youth Coop nas suas acções utiliza a Educação não formal como uma metodologia para a capacitação e empoderamento de jovens. Consideramos que os jovens têm em si todas as capacidades para aprender coisas novas através da partilha de experiências e conhecimento entre pares.

A nossa equipa tem experiência e formação na área da Educação Não formal, obtida através de formações Internacionais e do Conselho Nacional de Juventude e do trabalho realizado com diversas organizações de juventude.

PRINCÍPIOS

Um conjunto de atividades que utilize a educação não formal como metodologia deve ter em conta o seguinte:

participação voluntária;
centrada no participante;
idealmente acessível a todos e a todas;
o processo é organizado com objectivos educativos, interactivo e participativo;
é sobre a aprendizagem de capacidades para a vida e de preparação para uma cidadania activa;
tem como base o envolvimento da participação individual e aprendizagem em grupo e numa abordagem colectiva ou comunitária;
com base na experiência e em atividades práticas (aprender fazer);
holística e orientada para o processo, que inclua uma reflexão sobre a aprendizagem e a transposição para outras áreas ou a vida;
organizada com base nas necessidades dos participantes;
segue uma abordagem não hierárquica entre formador/facilitador e estudante/participante.  

Recursos