Comunidade Youth Coop

Participa numa rede de informação e voluntariado jovem e contribui para a missão social da YouthCoop!

Poderás encontrar novas formas de participares na comunidade ao mesmo tempo que te divertes e conheces novas pessoas e oportunidades. Será um espaço para desempenhares um papel ativo na comunidade, por as tuas ideias à prova e explorares a tua criatividade.

Descobre também um espaço de participação online e presencial para obteres informação sobre oportunidades destinadas para jovens, para explorares e debater temas da atualidade, da tua comunidade ou para o teu desenvolvimento pessoal e social.

ÁREA 1 - VOLUNTARIADO CYC

Contribui com o teu tempo livre para o desenvolvimento da Youth Coop e a comunidade onde nos integramos.

Desenhamos um percurso de voluntariado com duração entre seis e doze meses que visa capacitar voluntários e voluntárias para apoiar a dinamização de atividades para a Comunidade Youth Coop nos espaços digitais e em espaços da comunidade (Centro Lúdico das Lopas).

Não só vais contribuir, como esperamos que te sintas mais capacitado/a com esta experiência.

Poderás prestar o teu tempo para seres um Dinamizador/a CYC como voluntário ou voluntária!

O que isto quer dizer?

Vais poder integrar um dos núcleos da dinamização da Comunidade e contribuir para:

  • A construção e dinamização da comunidade online no Discord;
  • Apoiar um dos Núcleos de Atuação para a dinamização de atividades no Centro Lúdico das Lopas. Atenção a dois aspetos: A chamada de voluntários menciona os núcleos com vagas disponíveis. Atenção que não é possível mudares de núcleo depois da candidatura!

Para colaborares como Dinamizador/a CYC voluntário/a tens de seguir os seguintes passos:

  1. Verifica se existe uma chamada de voluntários/as no “Volunteer Board” que seja do teu interesse;
  2. com atenção a descrição e as tarefas de cada um dos Núcleos de Atuação da chamada de voluntários/as;
  3. Escolhe um dos Núcleos de Atuação. Atenção que depois poderás não conseguir mudar de núcleo!
  4. Através do formulário da chamada de voluntários/as, vais escrever uma intenção de participação para conhecermos um pouco sobre ti e a tua motivação. e escolher o núcleo com que te identificas mais.

A integração de novos voluntários e voluntárias é feita por chamadas sazonais. Temos um espaço onde podes procurar estas chamadas: o “Volunteer Board”.

A integração de novos voluntários e voluntárias é feita por chamadas sazonais. Temos um espaço onde podes procurar estas chamadas: o “Volunteer Board”.

Na chamada de voluntários aparece o link para o formulário de inscrição. No formulário vais escrever a tua motivação para participação. Aqui deves detalhar para percebermos a tua motivação. As vagas são limitadas por núcleo, por isso também será utilizada como método de seleção. Vais também escolher um núcleo específico caso a chamada de voluntários tenha mais do que um associado (atenção que poderás não poder mudar de núcleo depois da seleção).

Antes de te inscreveres, lê toda as informações disponíveis neste página com muita atenção!

Esperamos dos voluntários e voluntárias o seguinte:

✅Um contributo semanal de três a seis horas do seu tempo para a comunidade no Centro Lúdico das Lopas e online na plataforma Discord.

✅ Disponibilidade para participar no período semanal dedicado à formação e acompanhamento com a equipa da Youth Coop: todas as quartas-feiras das 15h às 19h.

✅ Participar na sessão de apresentação e formação inicial (ver na chamada de voluntários).

Os voluntários e voluntárias poderão também usufruir do espaço físico do Centro Lúdico das Lopas para o desenvolvimento das suas atividades e tarefas nos horários de abertura – 9:30 às 12:30 e 14:00 às 17:30.

Consulta informação sobre os Núcleos de Atuação Específicos disponíveis mais abaixo. Tem atenção que nem todos os núcleos estão disponíveis. Em cada chamada de voluntários, no “Volunteer Board”, podes consultar os núcleos com vagas disponíveis.

Para além de contribuíres com a missão social da Youth Coop, poderás também:

✅Fazer parte de uma comunidade de jovens voluntários e voluntárias;
✅Por as tuas ideias à prova;
✅Explorar e aumentar a tua criatividade;
✅Receber formação e ter acesso a oportunidades especificas para voluntariado na YouchCoop;
✅Usufruir de um seguro de acidentes pessoais para a atividade de voluntariado;
✅ Ser reembolsado pelas despesas de deslocação, mediante pedido prévio e de acordo com o regulamento do programa.

Os candidatos selecionados terão um acordo de voluntariado que mencionará os seus direitos e deveres. 

Não só vais poder contribuir para a dinamização da comunidade, como vais desenvolver competências ligadas à participação cívica – a criatividade, o espírito de iniciativa, a capacidade de inspirar e mobilizar outras pessoas e a autoconsciência e confiança em ti mesmo.

Vais ter diferentes experiências práticas ligadas às artes manuais e ao desenvolvimento de projetos comunitários para crianças e jovens.

Apoiar a criação e dinamização da comunidade online para servir de canal de comunicação entra a cooperativa e a comunidade, disseminando oportunidades que interessem aos jovens nas diferentes áreas.

Apoiar a dinamização de atividades e oficinas no Centro Lúdico das Lopas de jovens para jovens, em conjunto com técnicos/as de juventude da cooperativa. As atividades têm como objetivo fomentar o envolvimento de jovens nos espaços comunitários.

Apoiar a dinamização de atividades de jovens para jovens no Centro Lúdico das Lopas enquanto centro comunitário que pretende ser um espaço de referência para a participação e envolvimento da comunidade urbana de Agualva-Cacém.

O público-alvo da área de Voluntariado na Comunidade Youth Coop são jovens com idades entre 18 e 30 anos com motivação e disponibilidade para participar no plano de voluntariado.

É dado preferência a jovens com algumas das seguintes características:

  • Residentes ou estudantes no Concelho de Sintra, sobretudo nas freguesias de implementação do projeto;
  • Jovens que tenham participado ativamente nas atividades da Youth Coop;

ÁREA 2 - Comunidade Online @ Discord

Esta área inclui o centro digital da rede de participação de jovens para jovens. Aqui poderás encontrar oportunidades de participação na comunidade, espaços para conversa e discussão sobre causas que te interessam, colocares dúvidas sobre atividades e projetos, entrou outras.

É também o espaço para a comunidade se organizar para organizar convívios digitais e presenciais, bem como atividades para a comunidade.

Para participares basta teres no teu telemóvel ou computador a aplicação Discord e criares a tua identidade digital na aplicação.

Basta instalares a aplicação discord e participares nas discussões e temáticas disponíveis na rede. Se não existir nenhuma, coloca as tuas perguntas, debates ou discussões!

A rede contará com canais temáticos e o apoio para a sua dinamização pelos voluntários da comunidade. Vamos também partilhar oportunidades para a participação de jovens, bem como dinamizar oficinas e encontros de jovens presenciais no Centro Lúdico das Lopas

A plataforma ainda não está disponível, estamos a trabalhar para lançar a rede. Fica a aguardar por novidades! Podes registar no formulário mais abaixo para seres avisado/a sobre o lançamento da rede.

O teu envolvimento na Rede Online da Comunidade YouthCoop é livre. É realizado no teu tempo e disponibilidade, e respeitando as regras da comunidade.

Ser um espaço de conversa, debate e participação digital para jovens ligados à YouthCoop, bem como de mobilização para a participação em ações desenvolvidas pelos núcleos da Comunidade Youth Coop;

Canal de comunicação para a divulgação de oportunidades para jovens promovidas pela YouthCoop e outras organizações sociais locais;

Espaço de dúvidas e apoios sobre oportunidades para jovens, bem como projetos realizados com e para jovens.

A Comunidade Online tem como público alvo todos os jovens com idades entre 13 e 30 anos, especialmente os jovens que tenham participado ou colaborado com atividades da Youth Coop.

Podes te inscrever na lista VIP para seres o/a primeiro/a informado/a sobre a abertura da comunidade online na plataforma Discord.

NÚCLEOS DE ATUAÇÃO

Os Dinamizadores e Dinamizadoras CYC terão de integrar apenas um dos seguintes núcleos de atuação. 

Nota: Nem todos os grupos estão disponíveis!  As vagas para cada grupo estão indicadas nas chamadas para voluntários no “Volunteer Board”.

 

Este núcleo abrange a horta pedagógica no Centro Lúdico das Lopas e a dinamização de oficinas para promover a curiosidade e interesse por hortas comunitárias e urbanas, promovendo modos de vida mais sustentáveis e saudáveis.

A Horta Pedagógica foi idealizada como um espaço de aprendizagem social e colaborativa sobre a natureza para crianças e jovens. Esta área tem como objetivo desenvolver a capacidade de mobilizar outros/as, a criatividade e a autoconsciência, estando ligada à temática da Educação para a Sustentabilidade na vertente da sensibilização para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis ligados à redução do desperdício da cadeia alimentar.

O espaço é neste momento composto por três camas elevadas, um jardim vertical, um compostor, vários vasos e floreiras.

Temáticas: Comunicação e mobilização de pessoas, Criatividade, Autoconsciência, Sustentabilidade, com maior destaque na sensibilização para a redução do desperdício associados à cadeia alimentar.

Tarefas dos/as voluntários/as dinamizadores/as:

  • Apoiar os trabalhos de finalização das camas;
  • Apoiar na gestão e manutenção dos espaços da horta pedagógica – limpeza do espaços e acessos, a remoção de infestantes e pragas, rega, compostor, gestão da qualidade do solo, decoração do espaço, etc. A ação é feita em colaboração com as equipas presentes nestes espaços.
  • Apoiar no planeamento e dinamização da horta e do compostor, bem como apoiar a organização de oficinas para crianças e jovens com a equipa da Youth Coop
  • Apoiar a apresentação do espaço a visitantes e a integração de voluntários/as nos trabalhos do núcleo.
    • Apoiar na dinamização e moderação dos canais da comunidade online (no Discord) ao incentivar conversas e debates, criar atividades e dinâmicas.
    • Promover a Horta Pedagógica e as suas atividades na Comunidade Youth Coop Online, bem como junto da comunidade local, em colaboração com os outros núcleos.

Os voluntários e voluntárias inscrevem-se neste núcleo por intermédio de chamadas para voluntários publicadas no «Volunteers Board», assumindo um compromisso de médio a longo prazo com a cooperativa para a contribuição semanal de horas de voluntariado.

Tarefas dos participantes:

  • Apoiar a tarefas de gestão e manutenção da horta e do compostor de acordo com as orientações do núcleo de voluntários e a equipa da YouthCoop;
  • Participar nas atividades organizadas pelo núcleo de voluntários;

Os participantes são todos as pessoas que participam pontualmente nos núcleos sem compromisso formal com a cooperativa. Para saber como podes participar e apoiar, contacta o núcleo através do discord.

Aceitamos propostas da comunidade para intervenções e ações de formação enquadradas nas temáticas deste núcleo (voluntariado de competências), incluindo apoio na mentoria dos voluntários e voluntárias.

Este núcleo abrange a manutenção, decoração e dinamização Eco Espaço no Centro Lúdico das Lopas (CLL) bem como o apoio à dinamização de Oficinas Criativas de Artes Manuais.

O Eco Espaço CLL foi idealizado como um local de atividades sociais e culturais, bem como convívio entre jovens da comunidade de Agualva e Mira Sintra. Foi o resultado dos esforços de voluntários e voluntárias que participaram na atividade solidária «UrbanAct Por um mundo melhor» para transformar e tornar o espaço exterior do CLL atrativo para iniciativas com e para jovens. Fizemos diversas oficinas onde criamos móveis de rua através da reutilização de madeiras e outros materiais que foram atirados para o lixo.

Queremos dinamizar este espaço, dando a conhecer a mais jovens, e criar espaços para os participantes poderem experimentar através das artes manuais. Esta área tem como objetivo desenvolver a criatividade e o espírito de iniciativa dos participantes, estando ligada à temática da Educação para a Sustentabilidade na vertente da sensibilização para a reutilização e redução do desperdício.

Temáticas: Criatividade, Espírito de Iniciativa e Sustentabilidade, com maior destaque na reutilização de materiais e a redução do desperdício;

Tarefas dos/as voluntários/as dinamizadores/as:

  • Apoiar a preparação e dinamização de oficinas criativas no Eco Espaço CLL de artes manuais para trabalhar a madeira, o plástico e o papel.
  • Apoio a dinamização de encontros para o convívio de jovens no Eco Espaço CLL.
  • Apoiar a manutenção, decoração e crescimento do espaço “lounge” do Eco Espaço CLL;
  • Apoiar na dinamização e moderação dos canais da comunidade online (no Discord) ao incentivar conversas e debates, criar atividades e dinâmicas.
  • Promover o Eco Espaço e as suas atividades na Comunidade Youth Coop Online, bem como junto da comunidade local, em colaboração com os outros núcleos.

Os voluntários e voluntárias inscrevem-se neste núcleo por intermédio de chamadas para voluntários publicadas no «Volunteers Board», assumindo um compromisso de médio a longo prazo com a cooperativa para a contribuição semanal de horas de voluntariado.

Tarefas dos participantes:

  • Apoiar a tarefas de gestão e manutenção do eco-espaço de acordo as orientações do núcleo de voluntários e a equipa da YouthCoop;
  • Participar nas atividades organizadas pelo núcleo de voluntários;

Os participantes são todos as pessoas que participam pontualmente nos núcleos sem compromisso formal com a cooperativa. Para saber como podes participar e apoiar, contacta o núcleo através do discord.

Aceitamos propostas da comunidade para intervenções e ações de formação enquadradas nas temáticas deste núcleo (voluntariado de competências), incluindo apoio na mentoria dos voluntários e voluntárias.

 

O Grupo de ação local do Generation Europe é um grupo de jovens que se encontra quinzenalmente para explorar temáticas como os direitos humanos, a sustentabilidade, desigualdades sociais ou o que realmente significa cidadania. Será um espaço para desenvolver capacidades e confiança com o objetivo de potenciar o grupo e criar iniciativas locais destinadas à comunidade, em temas que sejam importantes para os membros do grupo.

Os encontros incluem atividades e dinâmicas práticas que fazem parte de um percurso. Em alguns vais fazer visitas a espaços e organizações ligadas com desafios sociais e ambientais. Noutros vais participar em atividades de lazer para fomentar a ligação entre os colegas do grupo. Também haverá debates e partilhas de ideias e opiniões.

Temáticas: Cidadania, Direitos Humanos, Participação Juvenil, Experimentação, Diálogo Intercultural e Identidade Europeia.
 
O projeto “Generation Europe – The Academy” é um projeto de longa duração que envolve a capacitação de jovens que participaram na primeira edição, ao se tornarem Embaixadores e contribuírem com a dinamização de um novo grupo de jovens – Grupo de Ação Local (link https://youthcoop.pt/generationeurope-gal/). As embaixadoras desenvolverão a sua ação sempre em conjunto com técnicos da Youth Coop.
 
Tarefas dos/as voluntárias/os dinamizadores (Embaixadores/as):
  • Preparar e implementar sessões para o grupo de jovens;
  • Promover um espírito de entreajuda e “espaço seguro”;
  • Partilhar a experiência das embaixadoras na primeira edição do projeto;
  • Criar ligação e motivar os jovens a participarem ao longo do projeto;
  • Dinamizar os canais de comunicação com o grupo (whatsapp ou outros);
  • Contribuir no planeamento e calendarização geral das atividades;
  • Apoio logístico para as várias atividades.
  • Apoiar na dinamização e moderação dos canais da comunidade online (no Discord) ao incentivar conversas e debates, criar atividades e dinâmicas.
  • Promover o Grupo de Ação Local e as suas atividades na Comunidade Youth Coop Online, bem como junto da comunidade local, em colaboração com os outros núcleos.

Um espaço para leitores e não só! A iniciativa “Bookshelf” nasceu da necessidade de circular livros de forma gratuita na zona da Agualva-Cacém promovendo a leitura como atividade com potencial de desenvolvimento do pensamento critico e pessoal. Este projeto foi resultado de um dos percursos de aprendizagem “Clubes A.Tua” e queremos dar continuidade dentro da Comunidade.

Queremos explorar o potencial das histórias e narrativas, das cabine e espaços para que os livros cheguem a mais pessoas e consigamos promover um verdadeiro espírito de partilha comunitária e de aprendizagem pessoal. Aqui podes ser desafiado a ver as diferentes dimensões dos livros (como objeto e como detentor de conteúdo) para capacitar a tua vertente mais comunicativa e criativa. Vais poder desenvolver projetos de cabines e experimentar construir com materiais reciclados (como paletes e madeiras) para serem integrados nos espaços acolhedores do projeto. Também poderás desenvolver atividades para jovens e crianças de forma a dar visibilidade ao projeto e potenciar a dinâmica de partilha de livros na zona.

Quem disse que a leitura era aborrecida vai ter que pensar novamente duas vezes!

Temáticas: Educação, comunicação, criatividade, parcerias e relações interpessoais, reutilização e manutenção de espaços e equipamentos

Tarefas dos/as voluntários/as dinamizadores/as:

  • Procurar novos locais e potenciais parcerias para a instalação das cabines de leitura;
  • Construção de novas cabines de leitura a partir de materiais reutilizáveis;
  • Contacto com parceiros e monitorização da utilização das cabines;
  • Promoção nas redes sociais e media;
  • Recolha de livros e seleção de bons exemplares;
  • Promover e dinamizar atividades nos espaços das cabines – leituras encenadas, horas do conto, conversas temáticas, etc;
  • Dinamização de campanhas de promoção à leitura e partilha de livros;
  • Exploração criativa dos livros negligenciados ou estragados – criação de objetos artísticos, peças de artesanato, origami, etc.
  • Apoiar na dinamização e moderação dos canais da comunidade online (no Discord) ao incentivar conversas e debates, criar atividades e dinâmicas.
  • Promover do «Bookshelf» e as suas atividades na Comunidade Youth Coop Online, bem como junto da comunidade local, em colaboração com os outros núcleos.

Volunteer Board - Oportunidades DE Voluntariado

O “Volunteer board” pretende reunir todas as oportunidades de voluntariado associadas à YouthCoop e a sua comunidade de jovens e voluntários/as. 

Chamada de Dinamizadores CYC // 2022 Março-Dezembro

Estamos à procura de voluntários e voluntárias para apoiar a criação Comunidade Online (Núcleo da Comunidade Online) e para o apoio nas tarefas dos seguintes núcleos:

👉 Núcleo 1️⃣ – Horta Pedagógica do Centro Lúdico das Lopas – apoio à decoração e manutenção da horta pedagógica, bem como apoio na dinamização de atividades para crianças e jovens na área.

👉 Núcleo 2️⃣ – UrbanAct Eco-Espaço e Oficinas Criativas no Centro Lúdico das Lopas – apoio à decoração e manutenção do eco-espaço e apoio na dinamização de oficinas criativas de artes manuais ligadas à madeira, plástico e papel.

🤩 Será o primeiro percurso de voluntariado da Comunidade Youth Coop! 😎

O ciclo está previsto para iniciar a 26 de março de 2022 com o encontro de apresentação e formação inicial e terminará em Dezembro de 2022.

O percurso de voluntariado inclui formações e acompanhamento para a capacitação dos voluntários. Esperamos que os voluntários possam contribuir com uma média de três a seis horas semanais (ajustáveis conforme disponibilidade), pelo menos às quartas feiras no horário da tarde. 😊

Temos várias áreas de intervenção que podem orientar a tua ação na comunidade com oportunidades de criares as tuas atividades e iniciativas.  Vais apoiar a gestão e organização de espaços e materiais associados ao núcleo e apoiar a dinamização de atividades para crianças e jovens.

Importante: Terás de escolher apenas um núcleo. Consulta os requisitos e o envolvimento esperado na área “Voluntariado CYC” mais no cimo da página. As tarefas que vais desempenhar estão mais abaixo na descrição de cada núcleo. 

Público Alvo: Jovens com idades entre 18 e 30 anos.

Candidaturas para esta chamada até 21 de Março de 2022.

Glossário e Perguntas Frequentes

Já ouviste a expressão que “juntos vamos mais longe”?

A Comunidade YouthCoop é um espaço para tu explorares diferentes possibilidades e oportunidades para desenvolver as tuas capacidades e ajudar a comunidade!

É constituída por jovens dos 18 aos 30 anos que queiram participar desenvolver atividades ou associarem-se a oportunidades de voluntariado de longo curso, ligados aos projetos resultantes do trabalho da YouthCoop nas áreas da educação não-formal, sustentabilidade, mitigação das desigualdades sociais, digitalização e diálogo intercultural.

É também constituída pelos jovens participantes dos 13 aos 30 anos e apoiantes que queiram participar na comunidade online e rede de apoio para a partilha de saberes e informação sobre assuntos que sejam importantes para os jovens e a comunidade em geral.

Tu é que defines! Podes ajudar na manutenção da horta ou dar uma mãozinha no grupo discord… ou ainda facilitar uma sessão nas escolas sobre desigualdade de género… há muito que fazer na nossa comunidade, principalmente perto de jovens que têm imensa energia e ideias!

Para facilitar as coisas, a equipa da YouthCoop propôs tarefas divididas por áreas de intervenção, chamadas de núcleos de atuação, que esperamos orientar a tua ação na comunidade. De outra forma, existem oportunidades de criares as tuas atividades e iniciativas.

Se mesmo assim, achares que não sabes por onde começar, podemos ajudar a encontrar o teu lugar e caminho na comunidade. Queremos que seja um espaço para todos e todas que tenham vontade de melhorar o mundo e a eles próprios.

A YouthCoop desenvolve a maioria das suas atividades no Centro Lúdico das Lopas, um centro comunitário localizado na Agualva-Cacém (Sintra) que têm o foco dinamizar atividades sociais e lúdicas para jovens e a comunidade em geral. Sendo um espaço ativo e vivo, a maioria das atividades vão acontecer neste espaço e nesta zona, mas dependendo dos projetos, algumas podem acontecer fora (como saídas à praia, caminhadas na serra, visitas a outros sítios).

Ao trabalhar localmente, mais impacto temos perto das pessoas que podem beneficiar dos resultados de cada ação promovida pela Comunidade YouthCoop.

A Comunidade YouthCoop é um projeto e iniciativa promovida pela YouthCoop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL e conta com a o apoio da Câmara Municipal de Sintra.