Agualva-Cacém no Centro da Europa – CHERISH

O intercâmbio Cherish – Cultural Heritage Ambassadors terminou no dia 10 de março e deixa-nos na memoria oito dias de participação juvenil e cultural em que a cidade de Agualva-Cacém esteve no centro da Europa com participantes de cinco países e culturas de diferentes “cantos” da Europa – e não só – para partilharem as suas visões sobre a defesa do Património Cultural. 

O grupo participou numa semana repleta de atividades, descobertas, momentos de partilha e trabalho em equipa explorando conceitos como a identidade, origens, diálogo intercultural e proteção do património através de debates, simulações, atividades práticas e dinâmicas com recurso à educação não formal.

Deixamos aqui o relato da semana em texto e sobretudo em imagens.

Intercâmbio CHERISH - Cultural Heritage Ambassadors

Uma das primeiras aventuras levou-os a visitar diferentes cantos da cidade de Agualva-Cacém por algumas horas, explorando a cidade na vertente cultural e comunitária através de uma atividade onde foram desafiados a entrevistar diferentes pessoas nas ruas da cidade, tendo interagido com residentes, empresários locais, agentes de autoridade, imigrantes, funcionários da autarquia local e representantes políticos locais, descobrindo também curiosidades sobre Portugal e a história da cidade em contextos sociais e culturais, descobriram diferentes perceções da identidade cultural local dos seus habitantes. Visitaram também diversos locais e pontos de interesse na cidade como a Anta do Carrascal recentemente recuperada e os murais com figuras histórias que foram identificados como uma boa prática de preservação do património cultural através da arte e da sensibilização das pessoas que por ali passam.

Com colaboração da Associação RJANIMA, fomos brindados com uma visita guiada orientada pelo historiador e etnógrafo Prof. Rui Oliveira pelos contextos históricos e culturais da cidade através da exploração dos vários fragmentos de história espalhados pela cidade e ao longo da Ribeira da Jarda. A visita levou-nos a compreender a história por detrás da Quinta do Castelo onde os participantes se encontravam alojados, o Parque Linear D. Domingo Jardo juntamente com a velha ponte de Agualva e a Quinta da Bela Vista detalhando o património histórico representado pelos azulejos decorativos nas fachadas de várias casas.

Outra atividade de referência foi a visita à vila de Sintra incluindo uma visita guiada à Quinta da Regaleira onde exploramos a história da quinta e os seus jardins, abordou-se questões em torno da sua arquitectura como as histórias, o misticismo e a inspiração que levou a criar este lugar icónico e de beleza invulgar.

O culminar deste encontro de jovens aconteceu no dia 8 de Março na Noite Internacional Pela Cultura Urbana que ocorreu no Centro Lúdico das Lopas onde os jovens participantes tiveram a oportunidade de apresentar um pouco das suas culturas através de danças, música, tradições e história à comunidade local contando com a presença de várias pessoas e convidados. 

O intercâmbio cumpre o seu objetivo de reunir jovens de várias regiões europeias distintas para debater e partilhar sobre a sua identidade cultural, fomentar a partilha de boas práticas e criar uma rede de contactos para o desenvolvimento de projetos e parcerias internacionais.

Galeria de Fotos

Parceiros e Agradecimentos

O intercâmbio foi uma organização da Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania e foi possível graças a todos os apoios e à colaboração de diversos parceiros., a quais passamos a agradecer: 

  • Ao programa europeu Erasmus+, representado em Portugal pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, pelo financiamento e rápida resposta perante as dúvidas e situações que foram surgindo com os participantes. 
  • À Câmara Municipal de Sintra, sobretudo à DEJU – Divisão de Educação e Juventude pelo apoio durante a preparação e implementação do intercâmbio, com destaque o esforço dos/as técnicos/as do Centro Lúdico das Lopas que se esforçaram imenso para garantir as melhores condições e acolhimento tanto dos jovens como da comunidade, a oportunidade de visitarmos a Quinta da Regaleira enquanto um dos maiores marcos da cultura e turismo sintrense e a presença na noite intercultural. 
  • À Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra pelo apoio na preparação das atividades, apoio no transporte, pela disponibilidade dos espaços para o intercâmbio, pela amabilidade e acolhimento dos jovens na visita às instalações da Junta de Freguesia e pela presença na noite internacional. 
  • À RJ ANIMA – Associação de Dinamização Ambiental, Social e Cultural, representada pelo Professor Rui Oliveira, que nos ajudou incansavelmente na preparação do encontro e na implementação da visita guiada na Quinta do Castelo e em Agualva-Cacém. 
  • Ao IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude pela presença na visita a Sintra e pelo apoio à divulgação do evento a nível nacional. 
  • Ao Grupo de Dança Badja Sabi da Casa Seis que fizeram uma demonstração artística e cultural na noite internacional para todos os presentes. 
  • Ao Grupo de Batucadeiras “Strelas di Cabo Verde” por nos receberem gentilmente no Centro Lúdico das Lopas e mostrarem um pouco da cultura Cabo Verdiana. 
  • Ao Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Intergeracional de Agualva e Mira Sintra pela atuação no Centro Lúdico das Lopas, pela boa disposição e pelas histórias que nos contaram. 
  • Ao Prof. João Vasco e aos alunos Estagiários do Curso Profissional de Fotografia da Escola Secundária Matias Aires pela cobertura fotográfica e jornalística da Noite Internacional. 
  • Ao Rouxinol dos Pomares pela cobertura Fotográfica da Noite Internacional. 
  • Ao Jornal de Sintra e ao Jornal Correio de Sintra pela divulgação da iniciativa em diversos momentos. 
  • Ao Instituto dos Missionários da Consolata pelo apoio incansável nos vários dias do intercâmbio e pelo amável acolhimento dos participantes na sua comunidade como se tratassem de elementos da família. 
  • À SEARA pelo apoio aos lanches do intercâmbio e pelos pasteis de nata que deliciaram os presentes na noite intercultural. 
  • À União de Freguesias do Cacém e São Marcos no apoio na divulgação e presença na Noite Internacional. 
  • Às organizações parceiras internacionais — Arch of Youth Opportunities NGO – Arménia, Culture Goes Europe (CGE) – Soziokulturelle Initiative Erfurt e.V – Alemanha, ASSOCIAZIONE DI PROMOZIONE SOCIALE JOINT – Itália, ESI LABS! – Letónia,— incluindo os/as jovens líderes que acompanharam os grupos de participantes na sua vinda a Portugal. 
  • E a todos/as os/as jovens que se voluntariaram durante este projeto para ajudar a disponibilizar a melhor experiência possível.