Biblioteca Viva @ Encontro de Culturas – 23 Junho

A Youth Coop está a promover uma sessão da Biblioteca Viva no Encontro de Culturas de Agualva e Mira Sintra.

Quando: na tarde do dia 23 de Junho, horário a definir,

Duração: 1 hora para participantes, 2 horas para voluntários/as

Onde: na Praça da Republica (Largo dos Bombeiros), Agualva.

A participação é livre e não precisa de inscrições. 

Precisamos de voluntários e voluntárias! 
Para o papel de “livros vivos” e na preparação logística do evento.
Mais informação abaixo.

Contacto para questões: geral@youthcoop.pt

O que é a Biblioteca Viva?

A Biblioteca Viva funciona de forma semelhante a uma biblioteca normal onde os/as participantes sozinhos/as ou em grupo podem explorar um catalogo de prefácios de livros disponíveis, escolher o livro que pretendem ler e leva-lo por um tempo limite. Depois da leitura, devolvem o livro à biblioteca e podem voltar a levar outro.

Mas a diferença essencial é que na Biblioteca Viva os livros são pessoas e a leitura é feita através de uma conversa.

A Biblioteca Viva pretende ser um meio de promoção do respeito pelos direitos humanos e a dignidade humana através de diálogo construtivo e inclusivo que sensibilizem os participantes sobre estereótipos e estigmas que geralmente levam à discriminação de grupos e indivíduos. Tem o intuído de aproximar os/as participantes à sua comunidade através da partilha de experiências pessoais, da curiosidade, do respeito e da empatia pelo próximo. A regra mais importante a ser seguida é não julgar os livros pelas suas capas!

Como posso Participar?

Para participar, basta apareceres na Praça da Republica (Praça dos Bombeiros Voluntários de Agualva) para participares no Encontro de Culturas de Agualva e Mira Sintra no dia 23 de Junho. 

A Biblioteca Viva acontecerá durante o período da tarde, em horário a anunciar.

Como posso ser Voluntário? - VOLUNTÁRIOS/AS PRECISAM-SE!

Podes participar nos seguintes papeis:

“Livro vivo” – o elemento essencial de qualquer biblioteca, terás o desafio de partilhar uma história de vida aos teus leitores.

“Apoio Logístico” – inclui o apoio nas montagens e desmontagens do espaço e a promoção do evento ao público presente no espaço exterior (atrair pessoas para participar)

– “Bibliotecário/a” – têm a seu cargo a tarefa de receber os participantes e encaminhar para os “livros” escolhidos. Tem a tarefa de explicar o funcionamento do evento, as regras de conduta e apresentar o catálogo (resumo) dos livros disponíveis,

Vem colaborar na criação de um espaço de diálogo intercultural e inclusivo, que fomente a compreensão mutua e a criação de ligações dentro da comunidade.

Inscrições de voluntários: até 18 de Junho.

Encontro de preparação: dia 21 de Junho ás 18:30 (local a definir). 

Formulário de inscrições: https://goo.gl/forms/NrpurLrIiN5iHP9P2

Contacto: geral@youthcoop.pt ou através do nosso formulário.

Funcionamento

Vai existir um espaço reservado e de acesso controlado com cadeiras para a leitura dos livros onde acontecerá a conversa entre os voluntários/as e participantes, entre 1 a 3 participantes por “livro. O espaço terá uma entrada principal e uma recepção como catalogo com o resumo dos livros existentes. Apenas os/as participantes registados na recepção poderão aceder ao espaço, na companhia de um bibliotecário.

O registo de participantes e a entrada será acompanhada por bibliotecários cujo papel é explicar o funcionamento, facilitar o empréstimo dos livros, e conectar calmamente o leitor com o livro. Os/as participantes terão 15-20 minutos para “ler o livro” e colocar as questões que acharem pertinentes.

O evento terá a duração total de uma hora para os/as participantes, duas horas para os voluntários (inclui a preparação e reflexão).

Como posso ser um "livro vivo"?

Sim!!! No entanto terás que compreender que a experiência de partilha de experiências pessoais poderá não ser tarefa fácil.

Para seres um “livro”, deves estar preparado/a fisicamente e mentalmente para falar sobre a tua vida a outras pessoas que não conheces. Deverás estar pronto/a para partilhar algumas das tuas experiências com diferentes leitores, podendo até ser um grupo de pessoas, estando disposta a responder a perguntas que te sejam colocadas.

Será feito num espaço reservado para este efeito e estarás rodeado de outros “livros” (pessoas) na mesma situação.

Alguns exemplos de histórias:

– Dificuldades sentidas enquanto imigrante.
– O teu percurso de vida e desafios sentidos ao pertencer a um grupo ou minoria étnica ou religiosa.
– A historia de vida e experiências que tenhas passado por questões de identidade, de orientação ou de preferências.
– Histórias de superação de situações de maus tratos, bullying ou outras situações desconfortáveis.
– A experiência em diversos contextos no trabalho, politicos, associativos, sindicais, etc.

Ao Encontro de Culturas - Agualva e Mira Sintra

O III Edição do Encontro de Culturas de Agualva e Mira-Sintra é um evento anual que acontecerá na freguesia de Agualva e Mira Sintra ao qual não poderás faltar!

Tem o objectivo de potenciar a integração social dos fregueses e contribuir para a coesão social da freguesia através de actividades que se baseiam em saberes e experiências culturais. Será um intercâmbio de culturas e nacionalidades que incluirá várias vertentes como a gastronomia, a expressão artística como a pintura, o artesanato, a música, a dança, os contos entre outros.

O encontro é promovido pela Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra em conjunto com as organizações locais.

Acontecerá no dia 23 de Junho no Largo da Republica (Largo dos Bombeiros), será brevemente disponibilizada mais informação.